O que é otimização da taxa de conversão (CRO)?
Publicados: 2022-03-21O que é CRO?
A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é um processo no qual melhorias são identificadas e feitas de forma incremental em seu site, para impactar positivamente seus números de vendas.
Com o advento das compras online, do comércio social e da publicidade digital, a experiência de compra pode seguir muitos caminhos antes de uma compra ser feita. Desde ver um anúncio no Google que direciona um visitante para seu site, antes de sair sem comprar, depois voltar mais tarde após ser redirecionado, antes de ler algumas avaliações on-line e finalmente comprar de você uma semana depois, há uma infinidade de caminhos que um consumidor pode seguir na jornada para se tornar seu cliente.
Com isso em mente, é mais importante do que nunca que você faça todo o possível para prever o comportamento do cliente e orientá-lo no caminho certo. É aí que entra o CRO. Trata-se de remover atritos, incentivar ações, criar uma excelente experiência para o cliente e, por fim, levar os visitantes do seu site a um ponto em que eles comprarão de você - e continuarão voltando.
Quais são os benefícios do CRO?
1. Mais vendas
O CRO oferece mais controle sobre como seus clientes interagem com seu site e as rotas que eles seguem para a conversão. Isso pode ajudar a direcionar mais tráfego para onde você deseja que eles estejam em seu site e facilitar a compra deles
2. Faz melhor uso do tráfego atual
Um dos maiores benefícios é que ele funciona com o tráfego existente que já está fluindo para sua loja. CRO não é direcionar mais tráfego de fontes externas, mas aproveitar ao máximo os visitantes que já chegam à sua loja e transformá-los em clientes compradores. Depois de otimizar seu site, uma página ou um fluxo, você realmente começa a capitalizar o tráfego que sua loja Shopify já está recebendo por meio de esforços de marketing orgânico e pago.

3. Margem de lucro melhorada
Mesmo uma melhoria relativamente modesta na taxa de conversão pode levar a um aumento considerável no lucro. Isso ocorre porque você está simplesmente aprimorando um processo orgânico que resulta em mais vendas, sem implicações de custo, como publicidade.
4. Mantém você focado no cliente
Compreender seus clientes é fundamental: o que eles querem e como vendê-los. O CRO pode ajudar em ambas as áreas e mantê-lo focado em sua base de clientes.
Dados coletados de insights de usuários, feedback, pesquisas e testes podem ajudar você a entender como os clientes usam sua loja online e onde eles encontram obstáculos que atrapalham uma venda.
5. Pode impactar positivamente o SEO
O objetivo de otimizar seu site é manter seus visitantes navegando e, finalmente, fazer uma compra antes de sair. Aos olhos do Google, esse comportamento é preferível a um fluxo de visitantes entrando e saindo rapidamente do seu site. Isso indica que sua loja está entregando o que os visitantes estão procurando, o que é algoritmicamente positivo e pode levar o Google a veicular seu site nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa) com mais frequência e mais acima, para consultas relevantes.
6. Um site melhor
Em última análise, o processo de CRO resulta em um site melhor que evolui com base em melhores tomadas de decisão. É melhor para você, pois gerará mais receita e melhor para seus clientes, pois eles desfrutarão de uma excelente experiência de usuário que facilita a compra de você, repetidas vezes.
O que é uma boa taxa de conversão de comércio eletrônico?

A taxa de conversão representa a porcentagem do tráfego do seu site que 'converte' - o que significa concluir uma meta definida, como comprar um produto.
Os sites de comércio eletrônico geralmente produzem uma taxa de conversão de vendas entre 1% e 3%. O objetivo do CRO é aumentar sua taxa de conversão a partir do tráfego que você já possui. Se isso puder ser aumentado para 2% ou até 3%, você efetivamente dobrou ou triplicou o número de clientes sem ter que trazer novo tráfego para seu site.
Como calcular sua taxa de conversão
É fácil calcular sua taxa de conversão - basta dividir o número total de conversões pelo número total de visitantes. Por exemplo:
100 conversões 2.000 visitantes do site
100 ÷ 2.000 = 5% de taxa de conversão
Quando você conhece e acompanha a taxa de conversão do seu site, pode medir seu crescimento e o impacto que terá em seus negócios quando mudar. Você pode definir previsões e metas claras e utilizar correções de CRO para aumentar as vendas, o valor da cesta, repetir negócios e lucros.
Quais métricas de conversão você deve considerar?
Há muitas maneiras de avaliar como é o sucesso em seu site. A melhor maneira é ser específico sobre quais métricas você acompanha e como as mede. Aqui estão alguns exemplos de métricas de conversão para avaliar em sua loja de comércio eletrônico.
Pistas
Isso pode se referir a envios de seu formulário de consulta no local, um diálogo de chat ao vivo, um e-mail, telefonema, inscrição em um evento ou download de conteúdo.
Números de vendas (receita)
Acompanhe o número de produtos, valor das cestas, origem, canal, campanha e clientes novos x recorrentes.
Taxa de cliques
Isso permite que você veja de todos que viram seu conteúdo, quantos clicaram. Ele ajuda você a entender o desempenho de seus CTAs, copy e designs. Isso funciona bem em conjunto com o teste A/B.
Custo por aquisição
Isso permite que você entenda quanto custa adquirir um novo cliente. Idealmente, você deseja que seu CPA seja menor do que a receita gasta por esse novo cliente para permanecer lucrativo!

Taxa de conversão
Como mencionado anteriormente, basta dividir o número total de conversões pelo número total de visitantes.
Como melhorar as taxas de conversão
A melhor abordagem para a otimização da taxa de conversão permite uma evolução contínua em direção aos seus objetivos. Nossos especialistas em Crescimento, Otimização e CRO desenvolveram um processo robusto que incorpora as seguintes etapas para o sucesso incremental:
1. 'O que você quer alcançar?'
Esta é a primeira pergunta que fazemos a todos os nossos clientes - ela nos permite entender seus objetivos de negócios e como trabalharemos para eles.
2. Analisar
Usando uma série de técnicas e ferramentas à sua disposição, nossos especialistas em otimização criarão uma auditoria abrangente, coletando dados e identificando áreas de atrito no site que estão suprimindo as vendas.
3. Priorize
As recomendações da auditoria são priorizadas em um roteiro de atividades, com base no que esperamos ter o maior impacto no resultado final.
4. Teste
Lançamos nosso roteiro e implementamos as alterações no site, medindo as hipóteses e monitorando o impacto das alterações nas conversões.
5. Aprenda
Ao analisar e revisar constantemente as alterações que fazemos, podemos entender o impacto que elas estão causando e ajustar ou corrigir para maximizar o valor delas.
6. Iterar
O CRO não é um exercício único - o público de todas as marcas e o próprio comércio eletrônico estão em constante evolução, e sempre há maneiras de melhorar o desempenho revisando e ajustando uma loja online.
Alterações e Ferramentas Comuns do CRO

Teste A/B
O teste A/B ou teste A/B é um processo no qual as versões de uma variável (como elementos na página, como imagens, um CTA, um título ou texto) são mostradas a dois segmentos diferentes de visitantes do site ao mesmo tempo para determinar qual tem o maior impacto. Os dados desses experimentos permitem que decisões melhores sejam tomadas sobre alterações em seu site, demonstrando a melhor maneira de resolver problemas no local ou otimizar um elemento específico para obter melhores resultados.
Acompanhamento de conversões
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite coletar informações valiosas sobre os visitantes do seu site e seu comportamento. Você pode criar funis que mostram, por exemplo, até onde os clientes chegam ao longo do caminho de conversão e onde estão os principais pontos de desistência. Isso permite que você revise e melhore essas partes da jornada.
Melhorias na velocidade do site
É sabido que a velocidade lenta do site tem um enorme impacto nos resultados do comércio eletrônico. Isso pode afetar a jornada do cliente para que você perca vendas. Temos dicas sobre como entender a velocidade do site e também como você pode tomar medidas para otimizar a velocidade do seu site da Shopify.
O trabalho do CRO pode ajudar a evitar vendas perdidas devido ao carregamento lento de páginas ou jornadas interrompidas do cliente.
Pesquisa de Personagens
Isso permite que você obtenha maiores insights sobre exatamente quem são seus clientes. Ao falar diretamente com eles, você pode projetar seu site e conteúdo em torno disso e tomar decisões com base em dados demográficos, valores, estilo de vida e comportamento para ajudar a aumentar sua taxa de conversão.
Pesquisa de usuários, pesquisas e feedback
A pesquisa de seus visitantes pode fornecer informações sobre o que está funcionando e onde há oportunidade de melhoria. Pode haver uma parte difícil da jornada do usuário que você não considerou ou talvez seus visitantes tenham uma pergunta sobre seu serviço ou produto que seu site não responde?
As pesquisas são importantes para coletar feedback de visitantes reais e saber como sua empresa e seu produto são vistos externamente. Use ferramentas como mapas de calor e estatísticas de comportamento do usuário para informar suas decisões de fazer melhorias no site.
CRO x UX
A otimização da taxa de conversão e a experiência do usuário funcionam em conjunto, pois ajudam um site a trabalhar de forma mais eficaz em seus objetivos.
A principal diferença é que a experiência do usuário é como uma pessoa se sente quando usa o site. Ele se concentra em uma compreensão mais profunda do que os usuários precisam e valorizam, suas habilidades e limitações ao usar seu site.
O CRO, como já discutimos, está mais focado nos processos para aumentar o percentual de pessoas no site que se tornam clientes.
O CRO pode dizer o que está acontecendo em seu site, enquanto o UX fornece insights mais profundos sobre por que isso está acontecendo. O CRO pode confirmar que a variante de página A tem um desempenho melhor do que a variante de página B, mas o UX permite que você entenda por que a página A tem um desempenho melhor.
CRO-nclusão
Desculpas por esse trocadilho terrível. Os benefícios do CRO são claros - com alterações iterativas em sua loja Shopify, o desempenho pode ser melhorado e mais vendas podem ser geradas a partir do tráfego que você já está recebendo. E agora? Se você estiver interessado em saber mais sobre como nossos especialistas em otimização e crescimento podem ajudá-lo a melhorar sua loja, gerar mais vendas e criar evangelistas de marca, basta entrar em contato e eles terão prazer em conversar.
